Inicial Programação Notícias Fotos Contato  
 
data

NOTÍCIAS

O Encanto das Profissões

Desde a existência do planeta Terra, que é superior a quatro bilhões de anos, até nossos dias, a evolução do ser humano foi condicionada por uma série de mudanças na espécie, que somente foram possíveis devido a sua capacidade de pensar e lutar pela superação das dificuldades e suprimento de suas necessidades.

A partir do momento em que o homem passou a adotar a postura ereta, utilizar as mãos para pegar e segurar objetos e fabricar ferramentas, nasce o trabalho, atividade que exige do ser humano, o uso constante das suas capacidades físicas e mentais, na construção dos meios que possibilitam a sua sobrevivência.

A evolução das formas de trabalho, levou milhares de anos, e envolveu toda espécie humana, em um processo educativo coletivo, no qual os seres humanos aprenderam, a se comunicar, a se relacionar e a sobreviver. E, através da comunicação e do uso das novas ferramentas e materiais como a roda, o fogo e os metais, entre outros, os seres humanos aperfeiçoaram seus hábitos, desenvolvendo seu modo de viver e de pensar.

O trabalho conduz o ser humano a seguir o caminho da civilização, pois a partir do momento em que transforma a natureza, ele também se transforma e a natureza passa a trazer as marcas de sua ação. O trabalho que é desempenhado por determinada profissão é uma atividade criadora, a partir da qual as pessoas, ao transformarem a natureza, transformam-se a si mesmos, ou seja: ao fazer o homem se faz.

De acordo com as necessidades do homem, foram surgindo as diferentes profissões. Assim, quando a organização econômica principal se dava em torno da terra e da sua propriedade, as profissões eram ligadas a essas atividades. A partir do século XIV, quando o mundo começa a se transformar e a economia passa de agrária para urbano-industrial, surge uma diversidade de profissões relacionadas às fábricas, à produção de instrumentos e maquinários para as indústrias, à tecnologia, à educação, à saúde, à cultura, à construção e ao comércio.

É importante destacar que profissão é o modo de vida, o emprego, ofício e ocupação. É a capacidade, exclusivamente humana de conceber na mente o produto pronto, antes de construí-lo, e com a sua ação consciente e proposital, executá-lo com inteligência, criatividade e arte.

O trabalho permite ao ser humano uma vida digna, na medida em que garante o seu sustento e o de sua família, mas não é só isso. A profissão realiza e dignifica o ser humano, pois ele realiza as suas atividades profissionais, durante os melhores anos de sua vida e na maior parte das horas do seu dia. É através da profissão que o ser humano constrói a sua cidadania.

A importância do trabalho/profissão é evidenciada também, por identificar a pessoa com a atividade que realiza, assim, em geral, as pessoas são lembradas não pelo time de futebol pelo qual torcem, nem pela religião que professam, mas pela sua profissão, seja ela qual for.

 


Realização
Agende sua visita: (54) 3385-1213 (54) 9123-6041
[email protected]
Patrocínios