Inicial   Programação   Notícias   Fotos   Contato

Brincar e Recordar é o tema da Toca do Coelho 2015

As brincadeiras infantis são o tema da 16ª Toda do Coelho. Durante o evento será possível recordar das atividades que marcaram a infância. Confira a lista abaixo e visite a Toca do Coelho, entre 26 de março e 05 de abril, no Tenarião.

PETECA é o nome dado a um artefato esportivo, utilizado no jogo também chamado "Peteca", de origem indígena-brasileira. A Peteca é constituída de uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.

BILBOQUÊ é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.

CATA-VENTO é um brinquedo muito apreciado por crianças de todas as idades, que é facilmente encontrado em circos e shoppings, e que gira sempre que está próximo de uma corrente de vento.

A origem dos cata-ventos são os moinhos de vento bem antigos, que funcionam aproveitando a energia eólica para mover grandes pás, que giram um mecanismo interno capaz de movimentar eixos enormes, que geram energia limpa e natural, ou ajudam a moer grãos de alimentos.

CINCO MARIAS ou pipoquinha, como pode ser chamado, é um jogo também conhecido como brincadeira dos cinco saquinhos (ou cinco pedrinhas, que devem ter tamanhos aproximados). Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão, ou as cinco pedrinhas.

As cinco-marias têm origem em um costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro e observavam como caíam.

IÔ-IÔ é um dos mais antigos brinquedos existentes. É constituído de dois discos, geralmente de plástico, mas podendo ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.

GIBI foi o título de uma revista brasileira de história em quadrinhos, cujo lançamento ocorreu em 1939. Graças a ela, no Brasil o termo gibi tornou-se sinônimo de "revista em quadrinhos".

BODOQUE, estilingue, atiradeira ou fisga é uma arma que dispara um projétil impulsionado pela mão com auxílio de elásticos. As formas clássicas de estilingue são construídas com um galho de árvore forquilhado, em forma de Y munido de tiras elásticas.

BOLITA, berlinde ou bola de gude, gude ou bila é uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.

PIÃO é o nome dado em português aos vários tipos de brinquedo que consistem, na brincadeira clássica e antiga, em puxar uma corda enrolada a um objeto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido. Atualmente, há novos materiais para piões e esses materiais permitem girá-los sem a utilização de uma corda.

JOGO DE DAMAS ou simplesmente damas é o nome de um jogo de tabuleiro. No Brasil e em Portugal é mais conhecida a versão de 64 casas (8 por 8), mas a versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10).

JOGO DE MOINHO ou trilha é um tradicional e antigo jogo de tabuleiro. Tipicamente acompanha jogos como Damas, Gamão, Ludo e Xadrez. O tabuleiro consiste em três quadrados concêntricos conectados entre si. Cada jogador escolhe uma cor e dispõe de nove peças, que são colocadas alternadamente nas posições de suas preferências.

DOMINÓ é o jogo formado por peças retangulares, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compõem este jogo. O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças ao Senhor"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida.

DOBRADURA é a arte de construir objetos com papel. Uma de suas variantes é o origami. Surgiram há muito tempo. No início, foi apenas domínio dos orientais. Porém, hoje em dia, já é conhecida em todo o mundo. Também muito conhecida por origami, esta técnica consiste em dobrar um papel, e fazer com que se torne uma forma. Desde uma simples estrela, até castelos muito bem planejados e bem feitos.

JOGO DA VELHA ou jogo do galo é um jogo e passatempo popular. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. As mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza da visão, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos. Muito popular por sua disponibilidade, pode ser jogado sobre um tabuleiro ou mesmo sendo riscado sobre um pedaço de papel ou mesa.

TELEFONE DE LATA é um brinquedo utilizado por crianças para imitar uma ligação de telefone. Duas latas unidas por um barbante permitem a comunicação à distância, transmitindo as ondas da voz pela vibração do barbante, fazendo assim um "telefonezinho".

AVIÃO DE PAPEL é um brinquedo feito, em geral, de uma única folha de papel, normalmente sem cortes e sem o uso de colas ou adesivos, utilizando-se apenas a técnica de dobraduras. Por isso, a prática de construção de aviões de papel é muitas vezes referida como origami.

TAMPINHA é uma brincadeira com tampinhas de garrafa. Uma pilha de tampas, com a estampa para baixo e o jogador bate com uma pedra na lateral da pilha e ganhará as tampas que ficarem com as estampas voltadas para cima.

BONECA DE PAPEL é um tipo de brinquedo infantil no qual figuras de papel são recortadas, com roupas e acessórios cortados separadamente. Têm sido uma alternativa de brinquedos de baixo custo por cerca de dois séculos.

ABRE E FECHA –“CÉU/ INFERNO”. O origami é a arte milenar de dobrar papel. São vários tipos diferentes de brinquedos que podem ser criados com essa arte. Uma das brincadeiras mais famosas e populares derivadas dessa dobradura é o abre-fecha (também conhecido muitas vezes como vai-e-vem), que deixa as crianças fazerem seu próprio brinquedo e então usá-lo para adivinhar a sorte, ou o futuro, de outra pessoa. O processo de dobra é bem simples. As adivinhações dentro do origami dependem da criatividade da criança.

MICO PRETO é um jogo infantil, de origem desconhecida, que pode ser jogado por 3 ou mais participantes. Dependendo do número de jogadores, utiliza-se um ou dois baralhos, sem os coringas. As cartas não têm valor. E tem por objetivo acabar com as cartas da mão, fazendo o maior número de pares possível.

VARETA ou mikado é um antigo jogo de destreza manual. Na variante mais comum, consiste em várias varetas coloridas e uma vareta preta, e pode ser jogado por 2 a 6 jogadores. No início do jogo, o feixe de varetas é jogado ao acaso na mesa, para que os jogadores tentem pegar as varetas de sua respectiva cor. Cada jogador deve, no seu turno, tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova. Quando essa tentativa for frustrada, passa a ser a vez do próximo jogador. As varetas são pontuadas de acordo com as cores e há uma vareta especial, de cor preta, que quando apanhado pode ser utilizado para ajudar a retirar as demais.

PÉ DE LATA. Quando uma invenção despretensiosa ganha utilidade prática, dizemos que a brincadeira virou coisa séria. Pois no caso do pé de lata aconteceu exatamente o contrário. Acredita-se que esse primo não muito distante da perna-de-pau tenha surgido na Roma antiga, como artifício para atravessar terrenos alagados. O sujeito subia em vasilhas e amarrava-as a cordas para poder manejá-las com as mãos. Assim, mantinha uma distância segura do lodo. O resultado devia ser engraçado, pois já na Idade Média o pé de lata foi adaptado para apresentações circenses, encontrando sua atual vocação: divertir.

CARRINHO DE CARRETEL (linha de madeira). São carretéis de madeira amarrados um no outro com cordões, fica parecido com um trenzinho.

BONECA DE MILHO. Muito comum para as crianças do interior . É um sabugo de milho (espiga) verde quando seu cabelo bem grande, enrola-se o mesmo em alguns trapos deixando de fora somente sua cabeça e cabeleira loira que dará o aspecto de uma boneca de verdade.

ESTUPAROLA é uma arma feita de taquara com 30 cm, oca, onde se coloca bolinhas de cinamomo e se comprime com uma vareta para disparar as bolinhas. Esta arma também se chama TRABUCO DE TAQUARA.

ARAPUCA (arataca ou urupuca) é um artefato, de origem guarani, que consiste numa armadilha, feita de paus, com formato piramidal, e destinada a pegar aves vivas, pequenos mamíferos, ou outros animais de caça.

TEATRO DE SOMBRAS é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa figuras articuladas chatas (bonecos de sombra) para criar imagens mantidas entre uma fonte de luz e uma tela translúcida ou tecido. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz. O teatro de sombras, é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo.

CASTELO DE CARTAS. Brincadeira com baralho de cartas com o objetivo de construir um castelo.

VÍSPORA. Muito popular, era conhecido com esse nome quando chegou ao Brasil, mas hoje em dia não se usa mais esse nome, preferindo-se chamá-lo BINGO ou LOTO. É um jogo , onde bolas numeradas são colocadas dentro de um globo ou outra embalagem, e sorteadas uma a uma. O jogo é comum em cassinos, casas de bingo, quermesses e festas juninas, além de servir como diversão caseira entre famíliares e amigos.

PEQUENO CONSTRUTOR é um quebra-cabeça diferente e muito divertido. Suas peças representam janelas, portas, telhados e pontes. Com elas é possível construir uma cidade.

BATALHA NAVAL é um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Seu objetivo é derrubar os barcos do oponente adversário, ganha quem derrubar todos os navios adversários primeiro.

CASTELO DE AREIA. Em tempo de praia, construir um castelo na areia é uma forma das crianças se divertirem e sociabilizarem. Contudo, esta brincadeira torna-se, por vezes, uma paixão, ou uma especialidade dentro do desporto de construções na areia, praticado quer por crianças quer por adultos.

ÍNDIO. Brincadeira onde as crianças usam cocar feito com penas e arco e flecha.

SAPATA, amarelinha ou macaca é uma brincadeira muito antiga. É conhecida por diversos nomes, e no Rio Grande do Sul (Brasil) é sapata. O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado no chão, que também pode ter inúmeras variações.

CIRANDA, cantigas de roda ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. São uma grande expressão folclórica. São melodias simples. Entre as cantigas de roda mais conhecidas estão Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, Ciranda-Cirandinha e Atirei o pau no gato.

JOGO DO OSSO é um jogo de origem asiática muito praticado na região da fronteira do Rio Grande do Sul. O jogo chegou à bacia do Prata através dos espanhóis, já existindo referências bibliográficas a ele no ano de 1620. Consiste no arremesso do osso do garrão do boi sobre uma cancha plana e, conforme a maneira que cai, dá a suerte ou culo, isto é, ganha ou perde a pessoa que o atira.

BAMBOLÊ foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo. Crianças demonstrando as suas habilidades com o Bambolê. O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos em 1958.

DANÇA DAS CADEIRAS é uma brincadeira que realiza-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de assentos deve ser sempre um a menos. Coloca-se uma música animada para tocar enquanto as pessoas circulam em volta das cadeiras, quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

CORRIDA DE SACO é uma competição geralmente infantil na qual as crianças armazenam os pés dentro de um saco ou travesseiro e pulam com a intenção de chegar ao outro lado da rua ou à uma linha de chegada. A primeira criança a alcançar esse objetivo é a vencedora da partida.

ESCONDE-ESCONDE ou escondidas é uma brincadeira infantil, na qual o pegador conta até certo número com os olhos fechados e as outras se escondem, as pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1,2,3, (Nome de quem bateu), o primeiro a bater devem ficar no lugar do "pegue" começando assim um novo jogo.

PEGA-PEGA, pique-pega ou apanhada é uma brincadeira infantil muito conhecida, que veio do povo negro, escravizados aqui no Brasil. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeras variantes. De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador, dependendo do modo da brincadeira.

OVO CHOCO. Primeiramente, se deve fazer uma roda, deixando uma criança do lado de fora. Essa segura em suas mãos uma bolinha, uma pedra ou qualquer objeto de tamanho médio que caiba nas mãos. A escolhida, começa a se deslocar ao redor da roda, caminhando ou correndo. Depois de algumas voltas, a criança deixa o objeto atrás de outra que está sentada no chão. Na hora que a criança perceber que o "ovo choco" foi largado, ela pega o mesmo e sai correndo atrás de quem deixou, já essa precisa se sentar no lugar que vagou. Se ela for pega, os outros gritam " ovo choco está fedendo", já se a criança não percebeu que está com o objeto atrás dela ou saiu correndo sem ele, os demais gritam novamente "ovo choco ta fedendo".

PASSA ANEL. Há muito tempo crianças brincam de "passa-anel". Essa brincadeira fica mais divertida quando tem bastante gente participando. Para brincar vocês precisarão de algum objeto pequeno, que pode ser um anel, uma pedrinha, uma moeda, etc. Antes de começar a brincadeira, vocês precisam escolher uma criança para ser o passador do anel e outra para ser o adivinhador. Todas as crianças, menos o passador, devem formar uma fileira e unir as mãos, palma com palma. O passador pega o anel, esconde-o entre as palmas das mãos e vai passando-as no meio das mãos dos outros. Depois de fazer isso com todas as crianças da fila, o passador pergunta ao adivinhador: "Com quem está o anel?" Se o adivinhador acertar com quem está, ele será o próximo passador e deverá escolher quem será o adivinhador.

PERNA DE PAU. Toda criança deseja ser grande e nada melhor que andar de pernas de pau para realizar esse sonho do que brincar de perna de pau. Em duas ripas ou fortes ou cabos de vassoura prega-se um pequeno taco em altura igual em cada uma delas. Esse taco é o pedal onde se coloca o pé, outros o chamam de “apoio”. Para subir nas pernas de pau encosta-se numa parede e coloca-se cada pé no seu respectivo pé. Com jeito vai-se afastando da parede, procurando equilibrar-se nas pernas de pau. Brincar de pernas de pau na infância faz parte de muitas culturas.

PULAR CORDA ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.

CABO DE GUERRA é uma atividade esportiva na qual duas equipes competem entre si em um teste de força, puxando uma corda. Não há tempo e local específicos para identificar a origem do cabo de guerra. O concurso de puxar corda provém de antigas cerimonias e cultos, que são encontrados em todo o mundo. O esporte fez parte dos Jogos Olímpicos de 1900 a 1920.

CORRIDA DO OVO. Cada participante terá que correr até a linha de chegada equilibrando, na boca, uma colher com um ovo cozido. O participante que derrubar o ovo será desclassificado.

CABRA CEGA é um jogo recreativo em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados. Hoje em dia é um jogo infantil, mas na Idade Média foi um passatempo palaciano.

CAMA DE GATO é uma brincadeira com barbante. Consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos e ir alterando as figuras formadas. Provavelmente de origem asiática, a brincadeira é praticada em diversas partes do mundo. Uma versão mais moderna é trançar um elástico com as pernas.

MONTAR CABANA. Brincadeira com o uso de cadeiras, poltronas ou banquetas e alguns lençóis, cangas ou cobertores para criar e montar cabanas. Também é divertido ter coberturas diferentes para brincar com as diferentes luminosidades que cada cobertura oferece.

CASINHA/BONECA. Brincar de casinha faz parte da infância de todas as meninas. É neste momento que elas se divertem com as amigas ou até mesmo sozinhas ao lado de suas bonecas. Jogo simbólico em que as crianças representam papéis de pais ou filhos e suas atividades, de acordo com as referências que cada um possui. Podem ou não utilizar brinquedos como bonecas, panelinhas e fantasias.

LOJINHA. Brincadeira onde as crianças simulam a compra e venda de mercadorias.

ESCOLA. Brincadeira em grupo, algumas crianças são alunos e outra professor.

CARRINHO DE LOMBA, carrinho de rolimã ou carrinho de rolamentos é o nome dado a um carrinho, geralmente construído de madeira e rolamentos de aço, para a disputa de corridas ladeira abaixo.

BALANÇO DE ÁRVORE. Pendurar um balanço de pneu é uma tradição, com início próximo à invenção do pneu em si. Ele é uma forma fantástica de reciclar um pneu velho e criar algo divertido para seus filhos ou até para as crianças da vizinhança.

CAVALO DE PAU ou cavalinho-de-pau é um brinquedo clássico dentre as crianças, especialmente na primeira infância. Trata-se de um brinquedo com uma cabeça de cavalo presa a um pedaço de madeira, podendo ou não ser acompanhado de rodas.

BATER FIGURINHAS. O jogo do bafo ou bater figurinhas é muito comum entre colecionadores de figurinhas. Os meninos reúnem as figurinhas dos álbuns que são repetidas, fazem um montinho e batem a mão sobre elas, as que virarem ao contrário é ganha por quem bateu a mão. O jogo é feito de comum acordo entre todos, e só vale bater figurinhas repetidas para que ninguém saia no prejuízo.

BANHO DE RIO. Tomar banho no rio e brincar com boias de câmaras de pneus.

MARCHA SOLDADO é uma cantiga. Pode ser cantada por uma criança sozinha ou por um grupo, marchando. Uma boa ideia é fazer chapéus e espadas de jornal para as crianças usarem enquanto cantam.

FUTEBOL é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo.

BOLA NA PAREDE

A brincadeira é jogar a bola numa parede e pegar sem deixar cair no chão, mas a cada vez jogar de uma maneira diferente. As crianças ficam em frente da parede e o brinquedista vai dizendo como jogar a bola:

•Seu lugar (jogar e pegar a bola sem sair do lugar)

•Sem falar (jogar e pegar a bola sem falar)

•Uma mão (joga a bola e a segura na volta só com uma das mãos)

•Palmas (joga a bola e antes de pegar de volta bate palma)

•Pirueta (joga a bola e antes de pegar de volta enrola os braços)

PULAR FOGUEIRA. Brincadeira com o objetivo de saltar sobre fogueira.

CAÇADOR, queimada ou jogo do mata é um jogo desportivo que provavelmente surgiu na Colômbia, também podendo ter suas origens nos Estados Unido. É muito praticado em escolas e como brincadeira infantil, sendo considerado como o esporte infanto-juvenil mais praticado por crianças/jovens até mesmo em rua.

TARZAN. Brincar de andar nas árvores e escorregar por lianas (cordas) até ao chão.

PERFUMISTA. Brincadeira com embalagens vazias e simulação de fabricação de perfumes com ingredientes como água, pétalas e flores.

ROUBA MONTE é um jogo de cartas simples, ideal para se jogar com crianças. O objetivo é acumular o maior monte de cartas possível. Pode-se jogar com 1 ou 2 baralhos e com 2 ou mais jogadores.

GANGORRA ou balancé é um equipamento de lazer desportivo infantil, que consiste de uma tábua longa e estreita equilibrada e fixa no seu ponto central usando o princípio da máquina simples alavanca.

TEATRO DE FANTOCHES, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação. O teatro de fantoches é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos foram usados para animar e comunicar ideias ou necessidades de várias sociedades humanas.

ESCORREGADOR ou Escorrega, é um equipamento de lazer encontrado em áreas de recreação infantil como parques e escolas. Ele consiste em uma superfície plana elevada em sua parte posterior por uma escada que permite o acesso ao topo, a fim de deslizar sobre a superfície até o solo. São fabricados com plástico, metal ou madeira, e devem possuir uma superfície lisa para permitir o deslizamento. No final é posto um amontoado de terra para absorver o impacto.

DESCER LOMBA COM FOLHA DE COQUEIRO

PESCARIA. O objetivo da brincadeira é pescar um peixinho de mentira com uma vara, a certa distância. Os peixinhos são pescados em meio à serragem, areia ou mesmo boiando na água. Os prêmios dados ao final da pescaria podem variar desde coisas mais simples até outras de maior valor, tudo aliado ao tipo de peixe que foi pescado.

CASA NA ÁRVORE é construída sobre o tronco e galhos de uma ou mais árvores, são feitas de madeira ou de outros materiais leves. Podem ser utilizadas como moradia ou para a diversão das crianças.


Veja as edições anteriores da Toca:
  2010   2011   2012   2013   2014